quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Rio Parauna - Vila Alexandre Mascarenhas - MG


Foto de Nanci Lacerda, que trouxe um pouquinho de água para mim.
Obrigada Nanci!

terça-feira, 3 de novembro de 2009

O terreiro daqui de casa tá parecendo um zoológico, um local para desabrigados.
Primeiro apareceu um casal de Jacus, depois um Tiu e por último um Tatu. A rima é só coincidência.
Eu fico bem impressionada, porque existe tanta burocracia para que a gente tenha o direito de cortar uma árvore no próprio quintal, e em volta da cidade são florestas e mais florestas de ...EUCALIPTO.
... Vou sair pelas redondezas recolhendo água de tudo quanto é "nascente", porque elas estão com os dias contados. Duas das que conhecia lá no pé da Serra da Piedade já desapareceram...pensei tristemente.
Mas voltando aos animais do terreiro, o Jacu num vôo pela cidade na madrugada de sábado, 31/10/09, por volta das 5:14 (horário de verão), colidiu com um fio de alta tensão. Daqui de casa eu ouvi o estouro e a luz se foi por mais de 5 horas. Jacu torrado estirado no chão.
Saldo: picolés e sorvetes derretidos, a população não se banhou pela manhã, máquinas de lavar não foram ligadas, donas de casa reclamando, um Jacu morto na rua e muitas chamadas para a CEMIG, esta empresa muito competente na arrecadação do dinheiro dos usuários, "energia" que a move.
Ninguém pensou na ave que vinha sobrevivendo de quintal em quintal como os sobreviventes que depois de uma tempestade ficam nos abrigos sem saber o que farão daí pra frente, sem o básico para continuar dignamente. Como morreu somente um deles, ficaram viúvo (a) e órfãos.
Eu, que tenho fama de adotar passarinhos abandonados ou caídos dos ninhos, não sei onde está vivendo o que restou desta família.
Ãh? Alguém falou em polícia florestal? Ibama?
Ah sim! Os primeiros às vezes eu os vejo passeando de carro por aí ou estacionados em algum local público exibindo uma carroceria cheia de gaiolas com pássaros silvestres, o segundo eu ouço falar deles no noticiário da TV de vez em quando.
Voltando aos bichos, o Tiu é solitário, se arrasta pelos quintais, com aquele rabão, que muitos dizem que serve pra bater na gente, daqui a pouco vira comida na panela de alguém e o Tatu, que só apareceu aqui em casa uma vez, já deve ter virado.
Ah! Esqueci de falar que aqui tem muitos macaquinhos e alguns esquilos...Por enquanto!

domingo, 1 de novembro de 2009

Praia de Maragogi - Maceió - Alagoas


Minha irmã Cláudia mergulhando. Setembro de 2009
Trouxe água desta praia para minha coleção.